quinta-feira, 19 de março de 2009

O processo de ensino aprendizagem através do Lúdico.

A brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a brincadeira na escola tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança enquanto individuo e a construção do conhecimento, processos esses fortemente interligados.

Brincadeiras e jogos são ferramentas que desafiam a criança e possibilitam as descobertas e a compreensão de que o mundo esta cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal. O professor deve estimular o potencial lúdico das crianças através do desenvolvimento de atividades e brincadeiras, oferecer inúmeras dinâmicas que possibilitam brincar de forma criativa e prazerosa, promover a sociabilidade através de jogo como metodologia inovadora para melhor aproveitamento dos participantes em atividades de animação e integração.

Dessa forma, cada profissional da educação deve planejar o ensino e inserido o lúdico (brincar, jogar) para que aja momentos de satisfação em cada conteúdo trabalhado, só assim acontecerá à integração do grupo através da brincadeira, estimulando o processo de aprendizagem.

Alguns jogos e brincadeiras tradicionais são fundamentais para o desenvolvimento da motricidade e da inteligência corporal-cinestésica, tais como: jogar peteca e “cinco-marias”, rodar pião, soltar pipa, brincar de passa-anel, de pega varetas, de vai e-vem, pega-pega etc.

Toda criança tem seu próprio ritmo, inclusive para brincar. Isso deve ser levado em consideração para que o ato de brincar não torne uma atividade frustrante.

A criança precisa de tempo e espaço para brincar, cabe a pais e educadores propor um tempo destinado a brincadeira na escola, em casa, na rua, em parques, etc. O importante é que a criança tenha tempo para brincar em diversos espaços.

Entendo que brincadeiras e jogos preparam as crianças para a vida. Assimilando a cultura do meio em que vive a ela se integrando e com ela convivendo como ser social por intermédio da atividade lúdica. Como afirma Kishimoto:

O significado de um jogo é o que ele tem na área de educação, ou seja, á função lúdica e á pedagogia de forma equilibrada. “O jogo com sua função” lúdica de propiciar diversão, prazer e mesmo desprazer ao ser escolhido de forma voluntária e o jogo com sua função educativa, aquele que ensina, completando o saber, o conhecimento e a descoberta do mundo pela criança (CAMPAGNE, 1989:1120) Apud. (KSHIMOTO, 1992:28).

Os jogos são importantes para o desenvolvimento dos educadores e em meu trabalho, procuro enfatizar habilidades que podem ser desenvolvidas com seu auxilio, tais como: o criar as regras, o vencerem e o perder, o objetivo, o construir, a educação, o professor, o jogo, a família, a sociedade, a matemática x aluno. A partir disso, propõem-se os jogos de construção, de raciocínio de estratégia e aprenda obedecer às regras, visando demonstrar como podemos utilizar-se do mesmo para trabalhar a matemática, português, Historia geografia e todas as matérias, o material teórico que pode ser encontrado e grande para extrai atividades lúdica em todas as áreas.

(Esse texto é parte do meu projeto de TCC e usa como referências bibliográficas os seguintes livros:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. v.6. p. 37, 83 a 11

STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini. As diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. Universidade Norte do Paraná. Londrina. UNOPAR. 2008, mód. 5.

KAMIL, C.; DEVRIES, R. Jogos em grupo na educação infantil: Implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.

ANTUNES, Celso, Jogos para estimulação das múltiplias inteligências 8º Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

ELKIN, David. Sem tempo para ser criança, a infância estressada. David elkin; trad. Magela França Lopes 3º Ed. Porto Alegre, 2004.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneiro, 2002.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo e brincadeiras, 6º edição – São Paulo: Cortez, 2002.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogs infantis: O jogo a criança e a educação. 5 ed. Petrópolis- RJ: VOZES, 1998.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasil- Ministério da Educação e do Desporto, Secretária de Educação Fundamental. – Brasília, DF: ME e/ SEF, 1998.

FERREIRA NETO, Carlos Alberto. Motricidade e jogo na infância. Rio de Janeiro: Sprint,1995.

PIAGET, Jean. A teoria de Jean Piaget. In: CAMICHAEL, Leonard. Manual de psicologia da criança. São Paulo: E.P.U./Edusp, 1977.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e pratica da educação física. 4. Ed. São Paulo: Scipione, 2002.

MIRANDA, S Do fascínio do jogo á alegria do aprender nas séries iniciais. São Paulo: Papirus, 2001. )

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